sexta-feira, 25 de março de 2011

Tecnologia na Educação

Esses dias uma amiga me pediu uma ajuda com relação a um trabalho que ela está fazendo para conclusão de seu curso de Psicopedagogia. Mesmo com meu tempo muito escasso não poderia deixar de ajudar, ainda com relação a um assunto que gosto muito.
O trabalho dela fala sobre o uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem e ela queria dicas de como trabalhar a introdução do assunto com os educadores.
Como estávamos nos comunicando por meio da internet, gostaria de postar aqui minha resposta à ela, afinal assim como deu certo comigo talvez possa ajudar alguns de vocês que desde já agradeço por me acompanhar nisso que tanto gosto de fazer.
Segue minha resposta para ela:

Olá amiga (nome mantido em sigilo),
Desculpe a demora.
Geralmente uso com os Educadores a Literatura de Ubirajara Carnevale, Tecnologia Educacional e Aprendizagem.
Esse livro explica o quanto a técnologia pode ser parceira para eles na no processo ensino-aprendizagem.
No principio muitos se recusam a usar.
Nosso trabalho deve ser de mostrar o quanto é mais prático e fácil usar tais meios.
Comece sempre com uma atividade coletiva, primeiro de demonstração dos materiais disponíveis e depois convide os professores para usarem também. Interesante nesse momento é que você lance a proposta para os que quiserem conhecer e depois pessa para aqueles que gostam mesmo que um pouco da ideia, eles irão ajudar a divulgar positivamente a ideia.
Lembre sempre que os "chatos" estão tentando encontrara alguma brecha para criticar, esteja preparada para as criticas, sempre que possivel se adiante à elas.
Se aliando aos Educadores que demonstram afeto pela ideia você conseguirá cativar os outros, mesmo que à prinicpio seja porque os outros aderiram e eles não querem ficar por fora.

Espero tê-la ajudado de alguma forma.

Um grande abraço,

Luiz Vagner Lima
Psicopedagogo Institucional.

Assim como tenho a esperança de tê-la ajudado, espero também ter ajudado um de vocês que me acompanham..
Um grande abraço.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nosso dever missionário...

Uma certa vez em uma aldeia, havia um rio que ninguem ousava tomar banho nele, pois era muito fundo e a correnteza era forte.
Um certo dia um garoto aproximou-se do rio e resolveu entrar. Em poucos instantes o garoto estava gritando por socorro, pois começou a afogar-se.
Toda a aldeia veio para ver o que estava acontecendo, mais ninguém ousou entrar. De repente veio uma mulher gritando e chorando, pois era o seu filho que estava na água...
Um homem vendo o desespero daquela mãe resolveu entrar para resgatar o garoto, mais impôs uma condição, ele amarraria uma corda em sua cintura e as pessoas que estavam as margens teriam que segurar a outra ponta e puxarem na outra assim que ele alcançasse o garoto. E, eles aceitaram a proposta.
Chegando no meio do rio o homem conseguiu agarrar o garoto e gritou para que as pessoas os resgatassem puxando a corda, mais a multidão que estava a margem discutia de quem era a obrigação de segurar a corda. Outros discutiam sobre quem pagaria a corda caso ela fosse arrastada junto com aquele homem. Com isso esqueceram-se de segurar a corda, e os dois foram vencidos pela correnteza...e afogaram-se.
Quando deram fé, era tarde demais.


Este rio representa o mundo. O garoto as pessoas perdidas nele. O homem que foi resgatar representa o missionário, e as pessoas que estavam a marquem do rio a igreja.
Eu não sei onde você se encaixa nessa história, mais reflita nela, pense sobre o que você tem feito por quem está lá, na outra ponta da corda!!!
Todos devemos ser missionários. Ajudar nosso próximo é um dever.
"Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que constribuem". Não com a filosofia dos que discutem.
Assim diz a palavra do Senhor: "E disse-lhe: Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura. Afinal de contas, como ouvirão se nao a quem pregue? E como pregar se ninguem se dispõe a ir? E como creram naqueles de quem nada ouviram? Eis-me aqui Senhor envia-me a mim!"

Autor desconhecido.

Dicas para uma reunião de sucesso...

Três etapas para uma reuinão de sucesso

Uma reunião pode ser uma oportunidade de estreitar
relacionamentos profissionais e pessoais. 
Para isso, estou deixando 3 etapas que são importantes 
para ter uma reunião de sucesso:

1ª Etapa: Prepare uma pauta contendo todos os assuntos
que serão tratados durante a reunião e, quando conveniente,
escolha uma mensagem que tenha o enfoque que será tratado. 
Mesmo que essa reunião seja informal. As pessoas não
precisam ver sua pauta, mas é importante para que você não
esqueça de assuntos importantes. Receba a todos os participantes
e os oriente para melhor se acomodarem no local escolhido para a reunião. 
Quando for o caso, imprima e entregue para cada participante
uma cópia da pauta e uma mensagem.

2ª Etapa: Dê início a à reunião se apresentado e lendo a
mensagem, se for o caso. Dê continuidade a reunião seguindo
pauta. Marque um tempo para tratar de cada assunto. Seja
claro e objetivo. 

3ª Etapa: Finalize a reunião agradecendo a todos e propondo
um momento para reflexão e sugestões. 

Lembre-se:

Evite sempre nas reuniões:

- Roupas curtas ou decotadas.

- O uso de muita maquiagem e acessórios.

- Sentar em cima da mesa.
- Utilizar gírias e fazer brincadeiras intensas.
- Desviar o assunto.
- Utilizar palavras negativas, de tratamento íntimo e
expressões repetitivas.
- Falar rápido

Espero que, com estas dicas sua reunião seja um sucesso. 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Por que isso acontece?

Podemos definir o caminho que queremos...
Muitas vezes nos pegamos fazendo a seguinte pergunta: Por que isso acontece? Ou pode ser ainda pior: Por que isso acontece comigo? Hoje estive pensando sobre isso. Várias coisas me vieram à mente. Algumas pouco convincentes, outras um pouco mais. Gostaria de elencá-las aqui.
A primeira coisa que pensei é uma frase que minha sobrinha de seis anos usa com bastante frequência: "É a vida é assim"! Acho que levei isso sério demais durante muito tempo. Até porque isso só serve para nos colocar numa situação limitada ante nossos problemas e conflitos. Pensarmos que "a vida é assim" significa deixarmos a vida nos levar, como diz o samba. Com isso me indaguei para onde a vida pode me levar ou se eu quero ir para esse lugar. Cheguei à conclusão que existem vários caminhos e deixando a vida me levar talvez não chegaria a um bom lugar.
Foi quando pensei na segunda coisa que pensei. Nós podemos direcionar nossas vidas para chegarmos onde queremos e como queremos. Temos o poder de definir nossos futuros e decidir o que seremos e como seremos daqui a cinco anos.
Pensam que isso definiu meu momento de reflexão? Pior que não! Foi aí que minha saga começou. Afinal de contas ainda preciso definir onde quero estar daqui a um ano, a cinco então...
Nossas vidas precisam mais de nossa atenção. Muitas vezes perdemos nosso tempo com coisas que não são tão importantes e não merecem nosso bem mais precioso, o TEMPO.
Precisamos definir qual é a nossa vontade, definirmos nossas ações, começar a agir. Em outras palavras precisamos estabelecer METAS em nossas vidas e seguir o plano de ações que nos ajudarão a conquista do que desejamos.
As coisas acontecem conosco para que tenhamos essa oportunidade de aprender que podemos o que desejamos, desde que façamos por onde.
Então, vamos nessa! Precisamos estabelecer nossas metas e fazer a vida valer sem perca de TEMPO.

Luiz Vagner Lima

terça-feira, 15 de março de 2011

Acontecimentos da Vida

Não estás só, mesmo que assim pareça...
Como é bom quando entendemos o porque das coisas.
Nossas vidas são regradas de muitas coisas que estão sempre acontecendo, sejam boas ou não. É uma agitação só!
O interessante é que sempre ficamos pensando o que levou àquele acontecimento, por que justamente comigo, o que eu fiz para merecer. E na maioria das vezes deixamos de buscar entender e já ficamos chateados e nos excluímos do convívio social considerando que assim, fugindo, estaremos mais seguros. Seguros de que? Seguros de quem? Seguros para quem?
Se atentarmos e refletirmos sobre tudo isso em nossas vidas perceberemos que só conseguimos resolver esses problemas quando voltamos atrás e encaramos tudo de frente. Todo o tempo que nos distanciamos serve apenas para pensarmos e repensarmos nos acontecidos e decidirmos que precisamos encarar tudo pessoalmente.
Precisamos pensar em maneiras mais simples de passar pelos momentos de reclusão e fazer deles momentos de resultados positivos. Seria bom também se eles durassem não mais do que alguns minutos. Precisamos encarar nossas vidas. Elas serão como a definirmos.
Como você define sua vida? Que caminho você prefere seguir? Lembre-se, você é quem a define!!!

Luiz Vagner Lima

segunda-feira, 14 de março de 2011

Nós definimos nossas vidas...

Esses dias estive pensando em muitas coisas.
A vida segue o curso que permitimos.
Nós que decidimos e pontuamos nosso futuro. Se quisermos alegria e felicidade precisamos decidir hoje.
As escrituras ensinam que devemos decidir "hoje a quem sirvais, porém eu e minha casa seguiremos ao Senhor".
Se decidirmos seguir ao Senhor desde o princípio a promessa é de que não pereceremos. Então, se estamos perecendo algo está errado.
Passei por um bom tempo de reflexão até chegar à conclusão de que precisava mudar em algumas coisas e voltar a fazer muitas que tinha abandonado.
Templo São Paulo Brasil de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Foto de 12 de Março por Luiz Vagner

Uma visita ao Templo esse sábado me trouxe experiências espirituais que há muito não tinha. Isso me ajudou e redefinir ações e direções.
Estou vivendo um momento muito bom de minha vida.
Espero vivê-lo da melhor maneira e cumprir os convênios sagrados que fiz com meu Pai Celestial e assim receber as bênçãos que me reservou.
Sei o curso que quero para minha vida e devo fazer minha parte para merecê-lo.
Em 2Ne 2:25 lemos: "Adão caiu para que os homens existissem, e os homens existem para que tenham alegria". A verdadeira alegria é conseqüência de estarmos fazendo o que gostamos e o que nos fortalece e nos traz prazer.
Podemos ter essa alegria, desde que a busquemos.
Ficar parado não ajuda!

Pensem nisso...
Eu parei, pensei e obtive bons resultados.

Luiz Vagner Lima