sexta-feira, 22 de julho de 2011

SER EDUCADOR É UMA VOCAÇÃO


Esses dias estava conversando com amigos e o assunto que surgiu me causou um pouco de desconforto. Muito estranho alguém falar sobre um assunto que não tinha sido uma experiência muito boa em minha vida.
Muitas perguntas surgiram e o assunto, por mais que eu tentasse não acabava. Foi quando lembrei de uma frase muito famosa que diz que nada é por acaso. Comecei a refletir sobre tudo o que estávamos falando e tentando entender o porque disso. Foi quando dei conta de que pude tirar um enorme aprendizado desse acontecimento muito chato em minha vida. Lembrei que te de expor meu ponto de vista sobre o assunto e vi que eles simplesmente redirecionaram suas falas para o qunho uma profissão que exige muito de mim, principalmente que tudo que sai de minha boca será recebido como regra por muitos. Calar-me seria o mesmo que dizer que estava concordando com tudo o que estava falando, mesmo que não o estivesse. Depois desse dejà vu percebi que ainda tinha a oportunidadee eu havia dito. Por um momento até me senti mal, porém sabia que por trás de minhas palavras existia um personagem que muitas vezes é muito mais valorizado pelos outros do que por mim mesmo.
Quando tomei a decisão de ser um EDUCADOR não tinha noção exata do que isso significaria.
Quando ainda no segundo ano do Magistério comecei a lecionar para adultos e isso é o que fez toda a diferença e minha vida profissional. Descobri que educar pra mim é muito mais do que meu trabalho, é minha vocação. E faço isso com amor e dedicação. É o que mais me satisfaz.
Aprendi que devemos fazer aquilo que nos deixa feliz, alegre, que não seja um peso para nós e que quando estivermos longe sintamos falta e desejo de a noite terminar logo para exercermos nossa vocação.
Nada é mais importante em nossas vidas do que as coisas que nos fazem felizes. É por isso que sou um EDUCADOR...