quarta-feira, 31 de julho de 2013

Replanejamento e seus mimos....

Pronto...
Estou preparado para esse novo desafio chamado segundo bimestre. Que venha!!!

Mimos são sempre bem vindos...
Nesses últimos dias estávamos, os professores, reunidos em replanejamento e vi oportunidades únicas de renovação ao ouvir uma palestra com a psicóloga Tereza Felipe, cronograma do bimestre, revisão das metas do PAP (Plano de Ação Participativa) e IDEB, técnicas de ensino da leitura com a vice-diretora Inês, sem falar nos mimos. Dois dias cheios de partilha e aprendizado.
Renovação, essa é a palavra que indica meu momento profissional. Depois de encerrar um semestre cansativo e cheio de novidades esse se inicia com um vigor renovado e ampliado. Ontem a psicóloga Terza Felipe nos brindou com sua fala esclarecendo o momento pelo qual os jovens passam em nosso país, o que foi pontual na compreensão dessa demanda atual no que se refere à indisciplina, por exemplo.
Hoje fizemos a revisão e avaliação de nossas metas. Foi bom lembrar tudo e ver que estamos fazendo nossa parte e que isso de certo garantirá resultados super positivos.
Outro ponto muito legal do dia de hoje foi a realização de uma dinâmica com as coordenadoras e a vice-diretora Inês sobre o trabalho interdisciplinar da leitura.
Sobre os mimos...
Ontem eu cheguei na reunião e fui recebido com uma sacolinha da diretora e coordenadoras com grampeador, canetas, marca-texto e lapiseira. e hoje recebi um tablet do governo para meu trabalho educacional...
Claro que tudo isso deu um gás e agora eu estou preparado para receber os alunos amanhã. Que venham!!!

terça-feira, 30 de julho de 2013

2013 ano de renovações...

O tempo passa, os dias deixam suas marcas...
E como não poderia ser diferente esse está sendo um ano cheio de realizações...

Semana do Meio Ambiente - Parque da Cidade
Alunos do Projeto IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente
Todo final de semestre eu costumo fazer aqui um resumo dos acontecimentos que marcaram os acontecimentos do meu cotidiano educacional. Relutei até o momento para não escrever. Sentia-me desanimado pensando não ter assunto, desgostoso com acontecimentos do encerramento do bimestre, porém, não precisei de muita reflexão para perceber que os pontos positivos são mais do que suficientes para anularem os negativos que fazem parte e sempre nos vêm como um desafio para a próxima etapa...
Até porque tive algumas realizações e reconhecimento de meu trabalho que muito me alegraram...
Então vamos ao que realmente interessa!

Professora Ericelma, peça chave para
realização da Conferência
Esse ano comecei a lecionar numa escola mais perto de casa e muito animado pela estrutura e corpo gestor e docente que me foi apresentado. Senti-me numa das escolas particulares em que já trabalhei, e logo pensei onde está a escola estadual? Onde estão as dificuldades comumentes? Essa escola é a Rui Rodrigues Dória. A princípio estava lecionando Inglês para os 1ºs anos do período da manhã e logo me foram atribuídas outras aulas até que completei minha carga.
As dificuldades logo começaram a se aparecer. Tentei ficar de fora, mas meu instinto de luta pela igualdade de direitos e pela qualidade de trabalho. Metas foram assumidas pelas partes e até hoje ainda lutamos, de maneira diferente, mas lutamos para tê-las.
Em sala de aula começaram a se apresentar as dificuldades do dia-a-dia. Alunos indisciplinados, dificuldades de aprendizado, falta de interesse, tudo que se vê por aí, porém as coisas começaram a tomar proporções imensas. Tive que usar muito de meus conhecimentos de causa e pesquisar muito para lidar com
PCNP's Régia e Taciano com nosso delegado da
Conferência Guilherme. Nesse dia ele deu uma
entrevista para a Vanguarda/Filiada da Globo em SJC
alguns. Outros ainda me são desafios que preciso superar nessa nova etapa que está por se iniciar.
Mas algo aconteceu para me ajudar a me ver livre dessa demanda por algum tempo. Fui convidado para me envolver no projeto da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, junto à professora Ericelma. Isso nos demandou bastante tempo, mas conseguimos envolver os alunos dos diversos ciclos e séries, inclusive ensino médio. Ganhamos destaque pela organização. Nosso aluno do 9º ano, Guilherme foi entrevistado pela repórter Fernanda Cesaroni da TV Vanguarda/Filiada da Rede Globo. Quem quiser ver a reportagem clique aqui.
Nossos objetivos iniciais foram atingidos e como prova disso fomos convidados para representar a Diretoria Regional de Ensino em vídeo reportagem para a Secretaria Estadual de Educação. Um grande privilégio! Tínhamos tudo em dia e preparado. Foi uma festa ver os alunos assumindo a realização da conferência e estabelecendo, junto à comunidade, metas de ações e trabalhos para que a escola se torne mais sustentável.

Segue a reportagem realizada com nossos alunos.

Para esse bimestre planejo projetos mais pontuais e que atendam as demandas de meus alunos por série...
Em breve notícias....