Uma família que aparentemente era muito tranquila, cada um na sua, com tarefas estabelecidas. Tudo certinho! Mesmo sendo uma família gigantesca no contexto atual. Pai, mãe e sete, isso mesmo eu disse sete filhos.
O que mais chamou a atenção da apresentadora era o fato de um dos filhos ter insistido para que a mãe inscrevesse sua família nesse programa. Ela foi então investigar o por que disso.
Numa conversa com esse garoto ela descobriu que ele apanhava muito dos irmãos mais velhos, claro que ele provocava bastante, mas isso não justifica o fato dele ser agredido verbal e fisicamente, muitas vezes deixando até hematomas. Os pais nunca souberam, pois ele sempre era coagido pelos mais velhos.
Depois dessa conversa a apresentadora continuou entrevistando os outros e no decorrer do programa começamos a ver que aquilo que parecia ser um mar de tranquilidade era na verdade uma bomba prestes a explodir.O filho mais velho de dezesseis anos disse nunca ser ouvido pelo pai, que sempre leva o que ele dizia na brincadeira. "Ele nunca me leva à sério", disse ele. As filhas diziam que sempre apanhavam dos mais velhos. Um desses, mais velho, era super-dotado e sempre usou isso para justificar seu isolamento e temperamento difícil. A mãe descobriu que sempre teve sonhos e que o maior de todos era ter independência financeira, visto que depende do marido para tudo. O pai, um advogado muito bem sucedido, está sempre trabalhando.
O que será que está faltando nessa família???A apresetadora declarou que eles precisam se conhecer e respeitar um ao espaço do outro.
Lemos na Bíblia que os filhos devem "(honrar) teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias aqui na Terra" (Efésios 6:2-3). Escritura muito conhecida de todos nós. O que sempre nos esquecemos é de ler o que diz na sequência, "E vós pais, não provoqueis a ira de vossos filhos, mais criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor".
Agora estamos falando de respeito, amor, caridade e comprometimento.
Nesse exemplo que acabo de citar vimos que uma família, aparentemente, tranquila sofria com muitas indiferenças, e acima de tudo DESRESPEITO.
As escrituras são claras quando dizem que os filhos devem honrar os pais. Isso, em minha ignorâcia, significa claramente RESPEITO. Os pais não devem provocar a ira dos filhos. O que também significa, RESPEITO.
![]() |
Devemos começar por nós. |
Líderes ensinam: "(...) O casamento e a família bem-sucedida são estabelcidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do RESPEITO, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares"(A Liahona, outubro de 2004, p. 49).
Não quero me aprofundar demais em cada item. Considero-os bastante claros, porém tem alguns que sinto a necessidade de compartilhar.No exemplo que citei a solução encontrada pela apresentadora era o diálogo entre os membros dessa família. Isso só foi possível quando os pais depositaram sua parcela de fé, os filhos se arrependeram das agreções físicas e verbais e também se perdoaram mutuamente em função do amor que existe no laço familiar que induziu a ação da compaixão. Isso tudo aconteceu mesmo que eles não tenham percebido.
E para encerrar sua participação de apoio àquela família a apresentadora elencou algumas atividades que poderiam fazer juntos, ou seja, o último tópico de nossa lista: Atividades recreativas salutares.
Existe solução, mas precisamos acima de tudo tomar CORAGEM e arregaçar as mangas.
Podemos ter uma família mais sadia e feliz!
Não serei hipócrita e dizer que isso é algo fácil, pois estaria enganando a mim mesmo.
Mas com empenho e determinação podemos sim...
Afinal de contas a vida é muito curta para vivermos triste e reclusos.
Ah! Outro ponto muito importante. A mudança deve começar por VOCÊ.
Faça a diferença...
Em São Paulo é lei. Um dia dedicado à família e às responsabilidades de um para com o outro.
Lei Estadual nº 13.927 de 7 de janeiro de 2010. Para conhecê-la clique no link abaixo: http://jornalmaisnoticias.com.br/sessao-solene-ira-homenagear-a-familia/
Essa mensagem foi sugerida pela minha grande amiga, Tatiane Fonseca. Sugira também sua pelo e-mail: luagsud@hotmail.com.
5 comentários:
Amar e respeitar o seu próximo como a si mesmo...
AMIGO VC ESTA DE PARABENS..MUITO BONITA A MENSAGEM....EU CONCORDE PLENAMENTE COM VC..
BJUS
Então ... Eu via a chamada desse programa pq assisto de vez em qdo e logo senti um cheiro de mormons pq 7 filhos no cenario atual é osso, ou melhor, é mormon ... Qto ao relato de sua leitura do programa, achei de uma sensibilidade enorme! E o que penso que lhe tenha causado isso, é exatamente o fato de eles serem mormons. Caso (e posso estar enganada)se fossem outros de qlqr crença seria mais facil compreender e ate mesmo aceitar tais atitudes. Mas ao pensar no sacerdócio, no selamento e nos inumeros recursos e instruções que eles e nós temos acesso para que o que acontecia com aquela familia fosse sanado, entramos em uma discussao que a tempo se faz presente na minha mente ... Somos o que praticamos e nao o que sabemos! Pq saber é um comportamento de receber instruções, praticar é por essas instruções em atos na nossa vida, fazendo que tenha o maior sentido possivel pessoal e posteriormente famliarmente! É isso que penso Querido!! Bjs da anônima rsrsrs
Oii .. Luuu ... q Saudadee ...
Muitissimo interessante essa mensagem... realmente hoje em dia é muito difícil e raro ver uma familia unida e feliz... o Amor e o Respeito é a base de tudo !!! Bjos
"E vós pais, não provoqueis a ira de vossos filhos, mais criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor". Nossa adorei o texto. Parabens lu,tenho em mente que o maior respeito e educação vem de casa..... Cláudio
Postar um comentário