Hoje eu desfruto alegremente meu ótimo momento profissional |
Desde minha última postagem, com texto pessoal, muitas coisas aconteceram em minha vida. Estou me sentindo imensamente devedor a mim mesmo. Meu Blog é o espaço que criei para compartilhar com todos os momentos marcantes de minha vida. Isso significa que estou com mais ou menos um ano de saldo negativo.
Depois que decidi mudar-me em definitivo para São José dos Campos em Abril de 2011 passei por momentos complicados em minha vida. Á princípio cheguei muito animado para começar a trabalhar. Fiz algumas poucas entrevistas em escolas particulares da cidade. Imaginem minha situação, tinha acabado de sair de São Paulo onde trabalhava em projetos sociais com a Associação Horizontes na Faculdade Anhanguera Taboão da Serra, e tive que ouvir em duas dessas entrevistas que meu currículo era muito bom, mas que não me aceitariam por eu ser de São Paulo, que os paulistanos estavam vindo pra cá para roubar seus lugares. Pode uma coisa dessas?
Essa é a cidade que escolhi para morar... |
Mas tudo bem! Durante esse meio tempo estive ajudando meu pai na loja dele. Uma coisa logo me veio a mente, no meio do ano poderia fazer a inscrição para contratação emergencial nas escolas estaduais. O tempo foi passando e logo foi isso mesmo que aconteceu. Com a inscrição feita participei de duas reuniões de atribuições de aulas até que peguei uma licença saúde de carga completa.
Fiquei muito feliz, era o meu sonhado reinício, 33 aulas de inglês para ensino fundamental 5ª a 8ª séries e 3º ano do ensino médio. Se bem que tudo foi um grande desafio pra mim. Nunca tinha dado aulas de inglês antes. Mas, me dediquei como nunca. Fiz o melhor que pude. Tanto que isso me rendeu um convite para ministrar aulas de reforço de português para alunos do ensino médio no próximo ano. Essa escola que me acolheu tão bem chama-se Ruth Coutinho Sobreiro, com uma equipe que me deu todo o apoio que não tive em muitas das instituições em que trabalhei. A professora titular das aulas foi tirando licença atrás de licença e eu consegui encerrar o ano nessa escola, com bons alunos e uma equipe gestora plausível.
Encerrei o ano com muitos sonhos e planos. Lembro-me que me animei um tanto vendo apartamentos para comprar. As promoções eram incontáveis. Decidi também que estava na hora de tirar minha carta. Pensei nos vários carros que meu pai tem e que ficam estacionados enquanto tínhamos que usar ônibus para ir ao mercado, ou contar com a boa vontade dele. Aproveitei meu período de férias para fazer as aulas teóricas e as práticas só consegui começar quando o ano letivo já tinha começado.
Assim posso dizer que encerrei o ano de 2011 com muitas realizações e com oportunidades abraçadas.
E 2012 chegou sem bater a porta. Até porque no período de férias já estava fazendo o curso e me preparando para tirar minha carta. E quando menos esperava já estávamos às vésperas de iniciar o ano letivo. Estava eu na tranquilidade do meu lar quando o celular toca. Estranhei, mas atendi. Era a diretora da escola que queria falar, e numa pressa comum logo perguntou se eu aceitava trabalhar como coordenador pedagógico até que alguém assumisse o cargo. Logo de pronto respondi que sim, ela me falou os detalhes e eu fiquei na expectativa.
No dia da reunião de planejamento os outros professores ficaram sabendo que eu estaria assumindo a coordenação durante o início do ano. Alguns gostaram... outros não, mas o que importa é que aprendi muito durante o tempo em que estive ali trabalhando.
Digo que profissionalmente foi uma experiência que somou muito em minha vida. Me fez acordar conhecimentos a tempos adormecidos. Me fez ver coisas que nunca tinha visto. Me fez aprender a administrar a palavra certa para cada momento e para cada pessoa.
Até a próxima....
Nenhum comentário:
Postar um comentário