quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aprendizagem baseada em projetos

Estava aqui pensando de forma resumida tudo o que estamos estudando na Turma de Farmácia da Educa Brasil. Precisamos buscar um conteúdo relevante e desenvolver as habilidades do novo mundo. E uma figura que postei recentemente numa rede social mostra bem isso.
Segue a figura:


Para realizarmos algo, termos os resultados desejados em nossa vida pessoal, e até mesmo na social, precisamos ter nossas vidas regradas em objetivos que só são alcançados por meio de projetos bem claros e simples que possam nortear nossas ações. Vamos analisar cada tópico da figura:

Ter questionamentos abertos

Sempre que abrirmos nossas mentes para entender algo ou até mesmo para questionar o funcionamento de um processo, colocamos nosso cérebro em atividade para descobrir o novo. E se realmente abrirmos nossas mentes, esse aprendizado será real e consistente.

Ter espírito de exploração

Não basta um conhecimento superficial da atividade a ser realizada, sempre precisamos ir além, sempre há algo para se fazer. Se tivermos o espírito de exploração, não vamos nos contentar com o pouco, vamos sempre buscar andar a segunda milha.

Criar a necessidade de saber

Depois que questionamos e começamos a explorar é consequência querer saber mais sobre.

Dar oportunidade de voz e escolha

Quando passamos a saber esse novo precisamos entender que temos a oportunidade de escolher, por ele ou pelo antigo. O importante é saber que qualquer que seja essa escolha nos trará consequências futuras.

Incluir processos de revisão e reflexão

Exatamente pelas consequências que nos virão é que precisamos de um momento de retirada para revisar nossas ações e refletir sobre seu fundamento em nossa prática profissional.

Apresentar para o público

Questionar, explorar, procurar o novo saber, escolher, revisar e refletir é o processo que nos leva à prática. Apresentar para o público essa nossa novidade, algo que poderá somar às ações comuns é momento de libertação. O momento em que faremos a diferença e seremos visto por isso.

Esse processo deve ser constante e contínuo em nossa vida profissional. Não tenha medo das mudanças, elas são necessárias. O mercado de trabalho busca por profissionais que não tenham medo do NOVO. Busque isso para você.
Tenha CHA- C onhecimento H abilidade A titude.
Seja o profissional que as empresas procuram e que você deseja!




quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Autismo na mídia...

Imagem da internet
Hoje tivemos a cobertura da Global sobre o Autismo. Primeiro foi o "Encontro com Fátima Bernardes" que recebeu a visita da D. Berenice, mãe de autismo, que por conta própria diagnosticou seu filho com a síndrome, já que os médicos diziam não saber o que poderia ser. Depois que ela estudou muito à respeito e teve a suspeita, conduziu o filho a um psiquiatra já com uma lista de todos os hábitos do filho que poderiam caracterizá-lo como um postador da doença.  Veja o Vídeo clicando aqui.

Imagem da internet
Á partir daí teve início uma nova luta dela. A luta por um escola que estivesse preparada e até mesmo aceitasse seu filho.Prova disso é o que vimos hoje no Link Vanguarda, quando uma representante da Secretaria municipal de Educação falou com todas as letras que a cidade não está preparada para atender os autistas.
A apresentadora Amanda foi muito feliz quando perguntou: "Se a rede é inclusiva e os autistas são especiais como os outros, como a rede não está preparada para entendê-los?"
E seguiu dizendo que fica preocupada ao vê-la (D. Iara, representante da Secretaria de Educação) torcer o nariz quando a repórter Nathalia Teodoro questionou sobre a falta de atendimento, como foi apresentado na reportagem...." Veja a reportagem clicando aqui.




Imagem da internet
Foi exatamente sobre esse assunto que editorial do telejornal local da hora do almoço da Rede Vanguarda, o Link Vanguarda, tratou no dia de hoje. Uma representante da Secretaria Municipal de Educação, D. Iara, chegou a dizer que o município não etá preparado para atender portadores de autismo na rede. Em questionamento feito pela repórter Nathalia Teodoro e pela apresentadora Amanda Costa, ela repetiu que a prefeitura não tem profissionais e locais preparados para atender alunos com essa especialidade. O que deixou bem claro para nós, telespectadores, que o despreparo começa na própria secretaria pela maneira indelicada em que a D. Iara respondeu as questões. Um comentário feito pela apresentadora foi o ponto alto da entrevista. Ela lembrou que autismo sempre foi uma especialidade, antes mesmo da legislação específica de dezembro, e que se a prefeitura diz que a educação da cidade é inclusiva já deveria estar preparada para atender todas as especialidades, inclusive o autismo.
 Como uma das características do jornal, muitos internautas deixaram seu posicionamento sobre o assunto. Um desses comentários foi o meu e segue abaixo:

"Muitos pais de alunos especiais preferem colocar os filhos numa escola especial pois sabem que as escolas públicas não estão preparadas para atendê-los".



Imagem da internet

Como muitos sabem eu tenho especialidade e Autismo, tendo focado minha formação acadêmica no trabalho com portadores da síndrome e diversos Transtornos Globais do Desenvolvimento, e ver como muitos ainda tratam a causa como secundária, mesmo diante de uma legislação de quase duas décadas que fala sobre a inclusão e a necessidade de todas as escolas estarem preparadas para atender essa demanda, que é crescente, deixa muito claro que talvez precisemos de mais vinte anos para ver um atendimento no mínimo igualitário para pessoas especiais. Esperamos que não!








segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"Técnicas de Leitura: Skimming e Scanning"

Existem diferentes estilos de leituras para diferentes situações. Páginas na internet, romances, livros textos, manuais, revistas, jornais e correspondência são alguns dos itens lidos por pessoas todos os dias. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. Scanning, skimming, e leituras críticas são diferentes estilos de leituras. Se você está procurando por informação, deve-se usar scanning para uma palavra específica. Se você está explorando ou revendo um documento deve-se usar a skimming.

A compreensão do texto lido depende: da capacidade do leitor em relacionar idéias, estabelecer referências, fazer inferências ou deduções lógicas, identificar palavras que sinalizam idéias, além da percepção de elementos que colaborem na compreensão de palavras, como os prefixos e sufixos e não simplesmente, como muitos acreditam, o conhecimento de vocabulário, ou seja, só o conhecimento de vocabulário é insuficiente para compreender um texto. Como a leitura é um processo, para ler de forma mais ativa, rápida e, desse modo, mais efetiva, procure:
» quebrar o hábito de ler palavra por palavra;
» usar seu prévio conhecimento sobre o assunto;
» dominar as estratégias que fortalecerão este processo;
» prestar atenção ao contexto em que o texto está colocado;
» fortalecer as estruturas gramaticais que sustentam a formulação das idéias apresentadas.


Prevendo o conteúdo de um texto
É a primeira coisa a fazer antes de começar a leitura do texto. É possível, muitas vezes, antecipar ou prever o conteúdo de um texto, através do título, de um subtítulo, gráfico ou figura incluídos. O título, quando bem escolhido, identifica o assunto do texto.
Técnica de leitura – Scanning
(habilidade de leitura em alta velocidade)
É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço. Scanning envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou idéias. Ao realizar o scanning procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. O processo de scanning é muito útil para encontrar informações específicas de, por exemplo, um número de telefone numa lista, uma palavra num dicionário, uma data de nascimento, ou de falecimento numa biografia, um endereço ou a fonte para a resposta de uma determinada pergunta sua. Após “escanear” o documento, você deve usar a técnica de skimming.
Técnica de leitura – Skimming
O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a idéia principal ou o sentido geral do texto. O uso do skimming é frequente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. Geralmente a leitura no skimming é realizada com a velocidade de três a quatro vezes maior que a leitura normal. Diferentemente do scanning, skimming é mais abrangente; exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir idéias e outras habilidades de leitura mais avançadas.
Existem muitas estratégias que podem ser usadas ao realizar o skimming. Algumas pessoas lêem o primeiro e o último parágrafo usando títulos, sumários e outros organizadores na medida que lêem a página ou a tela do monitor. Você pode ler o titulo, subtítulo, cabeçalhos, e ilustrações. Considere ler somente a primeira sentença de cada parágrafo. Esta técnica é útil quando você está procurando uma informação especifica em vez de ler para compreender. Skimming funciona bem para achar datas, nomes, lugares e para revisar figuras e tabelas. Use skimming para encontrar a idéia principal do texto e ver se um artigo pode ser de interesse em sua pesquisa.
*
Muitas pessoas consideram scanning e skimming como técnicas de pesquisa do que estratégias de leitura. Entretanto, quando é necessário ler um grande volume de informação, elas são muito práticas, como exemplo durante a procura de uma informação específica, de dicas, ou ao revisar informações. Assim, scanning e skimming auxiliam-no na definição de material que será lido ou descartado.
Fonte: http://www.galaor.com.br/tecnicas-de-leitura/ Acesso: 18/02/2013 às 21h16


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sofrimento do Senhor no Getsêmani


Nisso que baseio meu testemunho.
"Porque ele sofreu por nós podemos ser perdoados de nossos pecados..."