Hoje estava conversando com uma professora sobre o curso que acabamos de fazer, "Melhor Gestão, Melhor Ensino", do qual eu tenho apenas elogios. Foi tudo muito bem elaborado e de igual modo, bem explorado e apresentado para todos nós. Mas o que me chamou a atenção nessa conversa foi a fala dela de como poderemos colocar em pratica tudo o que aprendemos numa instituição falida, onde os alunos não tem mais interesse em nada, os pais responsabilizam a escola pela criação e educação de seus filhos e por outro lado professores que se sentem abandonados em meio a tantas cobranças que vem que todos os lados. Num segundo, de tudo passou pela minha cabeça. E questionamentos, como: O que dizer agora? Silêncio. Reflexão. Não consegui encontrar respostas. Saí, dei outras três aulas e me veio a resposta... Faça o seu melhor, mas não permita que o outro veja.
Aprendi hoje que meus alunos merecem o melhor que eu posso lhes proporcionar, mas que isso poderá incomodar muitos. O melhor é fazer e não permitir que outros tenham acesso às minhas estratégias, a menos que me peçam é claro. Pode parecer egoísmo, mas hoje eu percebi o quanto as pessoas estão sempre querendo tirar vantagens em tudo, e se precisarem te prejudicar para isso, o farão!
Minha vida é regrada de aprendizagens, sejam elas na escola, em casa, na família, entre amigos, colegas, igreja, etc. O que realmente importa é que entre esses tantos aprendizados está o de dar sempre o meu melhor. É isso que os meus alunos sempre receberão!
2 comentários:
Concordo com você. Também tenho percebido muitos colegas professores desanimados... e o pior é, por vontade própria ou não, eles acabam querendo levar você também ao desânimo, parecem se incomodar com suas atitudes positivas frente aos desafios com os alunos. Penso que Nosso Pai é sempre mais e ele não ia gostar que desistíssemos de seus pequeninos. Assim, vou seguindo. Afinal, quero dizer "combati o bom combate".
Bem Isso Lidiane...
Obrigado por suas palavras.
Postar um comentário