quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desvendando o Vale do Paraíba

Que oportunidade ímpar...

Alunos dos 9ºs anos da E. E. Rui Rodrigues Dória em visita ao
MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

 Hoje tive a oportunidade de conhecer o MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Um lugar mágico e cheio de histórias para contar.
O prédio foi construído durante o o período colonial e era o casarão do Coronel Leitão, traficante de escravos.
Reza a lenda de que ali, sua filha que se apaixonou por um escravo foi emparedada. A tese ganhou força quando na década de 60 o prédio, que abrigava uma escola estadual (a primeira de Jacareí), passava por uma reforma e foi encontrado um crânio e futuramente o restante da ossada.
Aula campal: Lendas do Rio Paraíba
Conhecemos todo o museu e vimos uma exposição vinda de Quirirrim que nos remeteu a vida simples e humilde do campo.
Antes de retornarmos para nossa escola caminhamos até a Capela Nossa Senhora Aparecida e conhecemos mais um pouco da história da cidade e do Rio Paraíba com a professora Sônia numa aula campal. Ali aprendemos mais uma lenda, a do Dragão/Serpente/Jacaré que quando capturado foi dividido vários pedaços e teve cada uma enterrada sob as igrejas da época. Fomos a essa capela, pois acredita-se que ali esteja enterrada a cabeça.
Nossos alunos gostaram muito de conhecer um pouco mais da história do Vale do Rio Paraíba e sobre essas lendas que renderão um ótimo trabalho de iniciação à literatura nos próximos meses. Um projeto que estou desenvolvendo junto à Sônia.
Segue algumas fotos do passeio cultural:




terça-feira, 13 de agosto de 2013

Não tem preço!!!


As vezes a gente começa a se decepcionar com algumas coisas que estão acontecendo em nossas vidas e logo começamos a questionar o porquê de tudo isso estar acontecendo. Nossas ansiedades começam a ser somadas com coisas que até então tínhamos como resolvidas e tudo vira um mar de lembranças e desejos frustados pela descontinuidade, pela pausa, pelo término.
Logo começamos a buscar algo para preencher esse largo espaço deixado e quando tudo parece estar se completando, eis que surge de algum canto alguém que em sua ingenuidade lembra que seu trabalho deixou de ser reconhecido, que ignoraram a grandiosidade de tudo o que se fez e aquele sentimento de impotência começa a tomar conta de ti novamente....
Foi nesse momento que eu resolvi buscar motivos que fizessem ver e sentir tudo de maneira diferente. Foi aí que percebi que tudo fiz até agora valeu e muito a pena. Me fez crescer, me fez ser uma pessoa melhor, me fez o profissional que sou hoje, e mais do que isso, fez com que as pessoas que comigo estiveram crescessem também.
Se levar em conta só que realizamos esse ano, posso citar duas reportagens uma em mídia local e uma em mídia estadual falando de um trabalho em que estive à frente, inclusive já falei sobre eles aqui no blog.
Nosso aluno foi entrevistado pela TV Vanguarda/Filiada da
Globo para falar sobre nosso projeto do Meio Ambiente
Tenho projetos que começaram esse ano e que me aproximaram mais de meus alunos, como uma página nas redes sociais e um blog específico para dicas e atividades. Pude perceber que os alunos estão mais atentos e se dedicando cada vez mais para realizar as atividades.
Não posso deixar de considerar tudo isso. Pois esse é o resultado que sempre busquei como educador que sou. Não busco e muito menos espero ser reconhecido por todos sobre a qualidade de meu trabalho. Faço o que faço pelos alunos e vejo que mesmo sem valorizar hoje, eles estão progredindo e quando encontrá-los futuramente será como muitos que hoje me vêm nas redes sociais dizer o quanto são melhores hoje por uma palavra amiga, por um amparo, por uma lição ensinada por mim.
Receber esse retorno não tem preço!!!


Segue reportagem realizada em nossa escola em que falo sobre o projeto.