sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atitude na Educação

É a vida é assim...
Mas não deveria...
Num desses momentos de ócio em que esperava para minha última aula do dia encontrei com o Fernando e novamente desenvolvemos uma conversa bastante rica, ao menos para mim, que sai dali com muitos pontos à refletir no que diz respeito à minha atuação docente e profissional, afinal de contas sou um Psicopedagogo.
Claro que começamos a falar sobre indisciplina, nosso assunto do último encontro. E logo ele me falou sobre um projeto que está desenvolvendo sobre ATITUDE.
Essa palavra sempre me leva a uma reflexão...
Lembro-me de vários treinamentos que tive com meus líderes e professores sobre esse assunto. Acho até que é por isso que eu sempre acabo por invadir os espaços de alguém que não tem uma postura diante de algo que precisa ser resolvido no momento. Hoje eu já consigo me controlar muito mais em relação a um passado bastante presente. Mas, nesses treinamentos sempre ouvia que precisava estar atento às necessidades do momento, que estar preparado significava não somente saber o que fazer, mas ajudar para que isso acontecesse.
Aí é que está o grande problema! Todos nós sabemos o que devemos fazer, porém acabamos deixando o tempo passar e quando damos conta de sua escassez o culpamos por nada ter sido realizado.
Todos aprendemos em algum momento  de nossa vida escolar ou social sobre as mudanças no padrão de vida que nossos jovens estão passando e o quanto isso tem afetado cada um deles na vida escolar. Os fatores são muitos, o que sempre é citado em rodas de conversas entre educadores é desestrutura familiar.
Observando a postura de muitos educadores durante toda minha pequeníssima experiência docente tenho notado que isso se transformou numa escória. Temos nos apoiado nisso para classificar nossos educandos como aluno problema ou aluno com dificuldade de aprendizado
Ouvindo o Fernando discursar sobre a questão da ATITUDE essas coisas me fizeram ainda mais sentido.
Para sermos caracterizados como pessoas com a tal ATITUDE precisamos agir, algo que indubitavelmente dá-nos muito trabalho, e consequentemente cansa, quebra nossa rotina, enfim... Dá trabalho.
Passei um bom tempo pensando em tudo o que conversamos e o que ficou ainda mais claro é que esse tempo que deixamos passar é nada mais, nada menos, do que um escudo que usamos para não nos cansarmos, tudo é mais fácil quando conseguimos colocar a culpa em alguém ou em algo, nesse caso nosso bode expiatório passa a ser o tempo.
Muitas vezes nós até sabemos o que fazer, mas nos é trabalhoso.
Muitas vezes nós aprendemos num momento e por não usarmos sempre esse conhecimento fica adormecido e se não temos alguém que nos ajude a acordá-lo acabamos deixando-o. E o fim dessa história é que nunca isso se tornará uma prática.
A isso chamo de POSTURA. Na realidade todos temos a obrigação de aprender algo e, já que nos foi ensinado deve ser bom, colocar em prática. Porém, infelizmente, muitas pessoas não conseguem proceder dessa maneira, e com isso acabam necessitando que outro alguém o ajude a acordar esse conhecimento que adormeceu. Fico muito temeroso com essa situação. Não podemos depender dos outros para nossa realização e sucesso. E se numa dessas o outro alguém não nos vem? O que acontece é que não produzimos e nos frustamos pela falta de realização e pelos insucessos da vida que nós mesmo acabamos por projetar.
O que realmente precisamos é da tal ATITUDE. Somente com ela tornaremo-nos proprietários de nossas realizações e sucessos.
Uma palavra que usamos muito e pouco compreendemos. Atitude é um estado de preparação mental para reagir de modo específico diante de algum estímulo. O que devemos ter sempre em mente é que essa reação pode ser favorável ou desfavorável. A dificuldade está em administrar nossas atitudes e procurar sempre fazer algo do qual não nos arrependamos no futuro. Devemos procurar ATITUDES positivas com relação a nossa vida e nosso trabalho para que tudo seja realização com sucesso...


ATITUDE RESUME TUDO...

Nenhum comentário: