quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011


Pensar em 2011 é pensar num ano cheio de bênçãos e realizações...
Esse foi um ano que começou cheio de incertezas e dificuldades. Precisava tomar uma decisão que mudaria o rumo de minha vida. E isso nem sempre é tão fácil assim.
Quem disse que estou sozinho???
Sempre falo sobre a importância de encararmos as mudanças como aprendizado e degrau para nosso crescimento, mas também nunca falei que é algo fácil e que não exige nada de nós, muito pelo contrário, muitas vezes precisamos abdicar muito de nossas vidas... Começar do zero.
É o que aconteceu comigo esse ano...
Estava numa boa encerrando o ProJovem Trabalhador de Taboão da Serra. Existia uma pequena expectativa de continuar caso a AH conseguisse um novo contrato, mas isso não aconteceu. Claro que existia muitas outras oportunidades em São Paulo, mas o que eu queria era uma vida nova... Precisava sair de São Paulo. E o que sempre vinha a minha mente é que eu já tinha tentado isso a um ano atrás e não tinha dado muito certo.
Orei e senti que deveria mudar. Passei um bom tempo pensando sobre esse assunto até que decidi que deveria voltar para São José dos Campos.
Pois é... Eu fiz isso...
Cheguei aqui cheio de dúvidas, sem saber por onde começar. Estranho o mesmo Ser que há alguns meses estava ajudando muitos a definirem rumos para sua vida se encontrava numa situação dessas. Meu forte nesse momento foi a recepção ainda mais calorosa que recebi das pessoas da igreja (as poucas que conhecia) e de minha família, que mesmo não acreditando que dessa vez era definitivo me receberam de braços abertos.
Esse é o lugar que eu escolhi para morar
À princípio eu comecei a trabalhar com meu pai na loja dele. Uni o útil ao agradável já que ele estava precisando e eu também. Tinha lá minha economias, mas sabia que gastaria muito com passagem para as entrevistas da vida.
Fiz algumas entrevistas e ouvi o inusitado, você não pode trabalhar com a gente por ser de São Paulo e porque o seu currículo é muito bom. Seria tranquilo se tivesse ouvido isso só uma vez, mas foram três....
Eu vim para cá em Abril e em Junho começaram as inscrições para temporário nas escolas estaduais, até então algo inusitado para mim, visto que em 10 anos de experiência sempre trabalhei com empresas particulares e terceiro setor, em escolas públicas só realizei estágios, muitas horas, mas só isso.
Pensei que precisava de um começo e só então o recomeçar do zero passou a fazer sentido em minha vida.
Eles foram me buscar no Xenofonte...
Me inscrevi e chegou a hora de encarar as atribuições. Eram muitos professores à procura de algumas aulas para completar suas cargas ou até mesmo para começar. Participei apenas duas vezes, na segunda acabei por assumir as mesmas aulas que tinha almejado na semana anterior e que por algum motivo na minha vez não estavam mais lá. Talvez porque alguém as quis e depois desistiu ou apagaram por engano mesmo, enfim o que importa é que ali começou o que houve de melhor em meu ano... COMECEI a trabalhar na E.E. RUTH COUTINHO SOBREIRO...
O melhor presente que poderia ter ganhado. Uma escola com uma estrutura completa, bem melhor do que em muitas particulares em que trabalhei, a equipe é fenomenal e os alunos nota dez. Muitos hoje ainda me acompanham pelas redes sociais e acompanham o meu Blog.
Os meses em que passei ali foram tão marcantes em minha vida que tomei a decisão de que é ali que eu quero ficar no próximo ano. Sei que isso pode custar muito caro pra mim, mas sei que o Senhor irá me ajudar para que dê tudo certo.
Para que possam me entender:
Essas aulas eram muito alto astral...

  • Fui convidado para trabalhar com eles num projeto paralelo do Unibanco;
  • Os alunos da comissão de formatura poderiam escolher dois professores para acompanhá-los até uma pizzaria, eu fui um desses escolhidos;
  • Os alunos das 8ªs e 3ºs me escolheram para ser paraninfo deles na formatura;
  • Fui aplaudido em pé pelos alunos quando chamaram meu nome para compor a mesa de trabalhos da formatura.


O que mais eu poderia querer como educador?
O que eu quero é continuar o meu trabalho. E se ele está sendo aceito pela equipe gestora e pelos alunos significa que estou no caminho certo.
Dia inesquecível...
Valeu galera....
Acho que mudei o tanto que precisava. Fácil não foi.... 
Mas, gratificante está sendo.....

Que 2012 seja um ano de realizações para todos nós. Que possamos colher tudo o que plantamos esse em 2011. Que a alegria esteja em nossos corações em todos os dias.
Obrigado aos amigos que me acompanham que me deram muita força para superar as dificuldades....

Com a ajuda de cada um eu as venci...
Sempre que precisarem podem contar comigo, estarei sempre à disposição...

Amo todos vocês....


Luiz Vagner Rodrigues Lima

Um comentário:

Bernadete disse...

Você merece professor.Com certeza voltará pra Ruth Coutinho no próximo ano, a escola está precisando de bons profissionais como você, pessoas que vestem a camisa, a comunidade agradece.
Um Feliz e Santo Natal e que o ano vindouro traga muita paz, saúde e prosperidade. Um grande abraço.